Protocolos de Transplante de Fígado

PROTOCOLO DE TRANSPLANTE HEPÁTICO
GRUPO INTEGRADO DE TRANSPLANTE DE FÍGADO

O Transplante Hepático (Tx) é um procedimento terapêutico adotado para pacientes portadores de doença hepática crônica ou aguda nos quais os tratamentos conservadores não se mostraram efetivos. Objetiva-se assim, a melhora da sobrevida bem como da qualidade de vida dos pacientes. Para sua realização, é importante a formação de grupo multidisciplinar, formado por hepatologistas, cirurgiões, anestesistas, intensivistas, hemoterapeutas, patologistas, enfermeiras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas entre outros.

Este protocolo tem como objetivo orientar os diversos profissionais na condução dos pacientes encaminhados ao Serviço de Transplante Hepático do HC-FMRP-USP. Serão expostas condutas clínicas desde o recebimento do paciente até o pós-operatório tardio.

A avaliação do paciente com doença hepática deverá ser realizada inicialmente pelo hepatologista clínico. Este terá a função de analisar criteriosamente a necessidade ou não da indicação de Tx hepático como terapêutica para a hepatopatia. Após preencher os critérios clínicos para Tx, o paciente deverá ser também avaliado pela equipe cirúrgica, de enfermagem, do serviço social e da psicologia. Somente após estas avaliações e reunião conjunta, o paciente será incluído em lista de espera para o Tx.

Download do Protocolo Completo de Transplante Hepático

1 – Protocolo de Encefalopatia Hepática

2 – Protocolo de Insuficiência Renal na Cirrose

3 – Protocolo de Carcinoma Hepatocelular

4 – Protocolo CHC

5 – Protocolo de Peritonite Bacteriana Espontânea

6- Protocolo de Hemorragia Digestiva Alta Varicosa