Profilaxia Antibiótica

Profilaxia Antibiótica

 Exames invasivos como os endoscópicos podem causar bacteremias, sem maiores conseqüências em pacientes sadios; entretanto, pacientes imuno-deprimidos ou portadores de próteses, principalmente valvulares cardíacas e vasculares podem vir a apresentar complicações, motivo pelo qual devem receber profilaticamente cobertura antibiótica. Não se esqueça de fornecer a receita ou a prescrição desse tratamento profilático.

A colangopancreatografia endoscópica em casos de colestase não drenada durante o exame pode acarretar colangite, muitas vezes de intensidade grave, colocando em risco a vida do paciente; pode também disseminar a infecção de colangite já instalada, sendo  justificada cobertura antibiótica.

 

Medicamentos mais recomendados e dosagens

 Paciente com risco de endocardite

         Pacientes portadores de prótese valvular cardíaca, história prévia de endocardite, de valvulopatias, de cardiopatias congênitas e antecedente de cirurgia com shunt sistêmico-pulmonar, devido ao alto risco de bacteremia e endocardite, devem receber, por via endovenosa, Ampicilina ( 1g ) e Gentamicina (120 mg ) diluidos em água destilada, 3 a 4 minutos antes do procedimento e após 6 horas do mesmo fazer uso de Amoxicilina ( 500 mg ) por via oral. Em pacientes alérgicos à penicilina deve-se usar Vancomicina, (1g ) em infusão lenta endovenosa durante aproximadamente 100 minutos e Gentamicina (120 mg ), 15 minutos antes do procedimento.

            Não existe consenso sobre a utilização de antibiótico profilático em pacientes com prolapso de valva mitral com insuficiência, valvulopatia reumática, lesão cardíaca congênita ou miocardiopatia hipertrófica. Nestes casos deve-se discutir a indicação caso a caso. Nas outras lesões cardíacas não é recomendada a profilaxia antibiótica, salvo se houver alterações concomitantes como abaixo.

Pacientes imunodeprimidos

            Pacientes com neutropenia grave ( número de neutrófilos menor que 100 x 109 / L ),  pelo risco de bacteremia e sepse, devem receber, por via endovenosa 15 minutos antes do procedimento, Ampicilina ( 1g ) , Gentamicina ( 120 mg ), diluidos em água destilada em 3 a 4 minutos, seguidos de Metronidazol ( 7,5 mg/Kg )na mesma via de infusão. Pacientes alérgicos à penicilina devem receber, 15 minutos antes do procedimento, por via endovenosa, Vancomicina ( 1g, em infusão lenta durante aproximadamente 100 minutos ), Gentamicina ( 120 mg ), seguido de Metronidazol ( 7,5 mg/Kg )  na mesma via de infusão.

           Não existe consenso sobre a utilização de antibioticoterapia profilática em pacientes imunocomprometidos com o número de neutrófilos normais       ( como exemplo os transplantados de órgãos ), bem como os pacientes com neutropenia entre 500 e 100X10 9 /L. Nestes casos, deve-se discutir a indicação caso a caso.

         Em pacientes com infecção pelo HIV não é recomendado a profilaxia com antibióticos, salvo se houver concomitância de alterações como relatadas acima.

Pacientes que serão submetidos à colangiopancreatografia endoscópica

         A colangiopancreatografia endoscópica está associada com risco de bacteremia e sepse, principalmente nos pacientes com obstrução dos ductos biliares, história de colangite e nos portadores de pseudocistos do pâncreas. A profilaxia está indicada, devendo-se usar, 60 a 90 minutos antes do procedimento, por via endovenosa, Gentamicina ( 120 mg ) ou Ceftraxona 1 g, E.V.