Preparo para Endoscopia

Preparo para Endoscopia

Endoscopia Digestiva Alta

Ao agendar ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA, lembre-se de que o exame deve ser realizado em jejum. A presença de restos alimentares, de contraste radiológico baritado de exame recente e de alguns tipos de medicamentos prejudica a visibilização da mucosa e suas lesões e pode entupir o equipamento. Certifique-se que o paciente não tem lesões que levem à estase alimentar prolongada, como megaesôfago e lesões estenosantes do esôfago ou da região antro-piloro-duodenal; nesses casos, há preparos especiais para possibilitar a realização do exame ( procure conhecê-los ), sendo que nos casos mais graves geralmente se torna necessário a internação prévia do paciente para sondagem e lavagens diárias do órgão para sua limpeza completa, com hidratação e alimentação parenteral.

  • EXAME EM PACIENTE COM MEGAESÔFAGO
  • É recomendado que esse tipo de paciente tenha sido previamente avaliado radiologicamente pelo ESÔFAGO TÉCNICA PADRÃO , para indicar o seguinte preparo:
  • MEGAESÔFAGO GRÁU I – Preparo normal da Endoscopia.
  • MEGAESÔFAGO GRÁU II – 3 ( três ) dias de dieta líquida sem o uso de leite, seguidos do preparo normal da Endoscopia na véspera do exame.
  • MEGAESÔFAGOS GRÁUS III e IV – Necessita internação prévia, com lavagens esofágicas diárias, até que se obtenha líquido límpido de retorno, ficando com dieta líquida sem leite ou preferencialmente sob hidratação parenteral nas últimas 12 a 48 horas, dependendo da gravidade do comprometimento esofágico, deixando sonda esofágica em drenagem .
  • EXAME EM PACIENTE COM OBSTRUÇÃO ANTROPILORODUODENAL
  • Em casos de sub-oclusão, geralmente bastam 2 ( dois ) dias de dieta líquida sem resíduos e sem leite, podendo-se adicionar Coca-cola
  • Em casos de obstrução total esse preparo ambulatorial  é ineficiente, tornando necessário internação, drenagem gástrica com lavagens e hidratação parenteral.

Colangiopancreatografia

Como este exame é realizado rotineiramente na tarde das Segundas-feiras, comporta o preparo normal, sendo permitido a ingestão de líquidos hialinos, sem leite, até as 8:00 horas do dia do exame.

Colonoscopia

Na ante-véspera do exame, dieta líquida sem resíduos. Na véspera, ídem, com 2 comprimidos de Gutalax ou 20 gotas de Dulcolax às 14 e às 20:00 horas.
No dia do exame deverá vir de manhã para o hospital, onde receberá o preparo final com Manitol a 10%, durante o qual é permitido ingerir líquidos.

Ecoendoscopia

O mesmo preparo para o órgão correspondente.